logo

Por que o justo florescerá como a palmeira?

logo

Olá amigos,

hoje quero falar de uma comparação muito interessante que o Senhor fez lá em Salmos 92:12; “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.”

Neste post, iremos ver  as características da Palmeira e entender o motivo pelo qual Deus graciosamente, nos compara a ela!


PALMEIRA

1. Não se arranca uma palmeira facilmente.

A palmeira é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes. Enquanto outras árvores morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída por ventos e tempestades. Ela tem a habilidade de suportar tremendas tempestades, e tem uma raiz que vai bem profundo na terra. Em uma árvore normal a raiz fica a somente alguns metros abaixo da terra, já na palmeira, sua raiz chega a penetrar 3 ou 4 KM embaixo da terra. Dizem que a raiz da palmeira penetra na terra até encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes. O que a Bíblia esta nos dizendo , é que nós temos que deixar nossas raízes estarem firmadas e seguirem profundamente. Qual o maior problema de muita gente? É não estar firme, sem raízes firmadas… Firmadas aonde?
“Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”

Deus quer que estejamos firmes, que estejamos plantados como a palmeira, estável; estáveis em nosso relacionamento com Ele, estáveis em nossas emoções, estáveis em nossa vida financeira e não cheios de altos e baixos.

2. Você pode cortar uma palmeira, mas não pode matar uma palmeira.

A maioria das árvores tem uma capa protetora chamada casca, se você quiser matá-la, basta tirar a casca de fora da árvore; mas não é assim com a palmeira. Você pode cortar a casca de fora e ela não morre. Por quê? Porque ela não pega os nutrientes de fora como as outras árvores , a palmeira adquiri os nutrientes que a mantêm com vida de dentro dela, a força e a vida  não vem de fora mais sim de dentro. Você pode cortar a palmeira por fora, você pode feri-la por fora, porém ela não irá morrer.
E assim é o Justo, muitas vezes é ferido, atingido mas morto pelas mãos de inimigos, jamais!

3. Você pode fazer com que a palmeira se curve, mas não pode se quebrar uma palmeira.

Se vocês já tiveram a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, você sabe que ela se curva muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que era antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km por hora.

VOCÊ FOI CONCEBIDO, VOCÊ FOI FORMADO PARA SOBREVIVER A TEMPESTADE…
O justo é como uma palmeira, quando a tempestade vem sobre ele, ela pode curvá-lo, mais não tem autorização nem poder para quebrar a sua vida! Nada pode te quebrar!!!

4. Com todos os atributos e qualidades que a palmeira tem, ela não resiste ao frio

Uma coisa que a palmeira não pode suportar é o FRIO. Ela somente floresce e cresce em meio ambientes quentes, em climas quentes. O justo é como a palmeira, Deus não te fez para sobreviver a temperaturas frias. Se você está esfriando no seu relacionamento com Deus, você está morrendo. Você pode ter uma palmeira na Jamaica, Havaí, Bahamas, litoral… Mas você nunca terá uma palmeira no Alaska, porque o meio ambiente não é propício…
Se você está frio espiritualmente falando, você está morrendo espiritualmente. O pastor não é responsável por te manter quente. O líder do seu ministério não é responsável por manter sua temperatura espiritual quente, a responsabilidade é sua, você tem de cultivar um meio ambiente propício a te manter quente e no fogo do Espírito Santo.


Com amor, Natália.

Fonte: Pr. Frank Seixas – Oshawa Community Church (Canadá)

54 comentários para “Por que o justo florescerá como a palmeira?”

  1. Jânio Silva disse:

    Palavra para refletir

  2. Jussara disse:

    Lindo, aprendizado maravilhoso. Resolvi pesquisar sobre palmeira pois tem um grande comerciante,industrialista..em minha cidade que cada novo estabelcimento que ele compra investe…percebemos que ele planta palmeiras em frente… entao pensei qual o significado da palmeira…e eis a resposta….

  3. adriel goulart disse:

    estou montando uma menssaguem ..encima do salmos 92.fico muito grato a deus por me direcionar aa essa fonti maravilhosa .

Deixe um Comentário

logo
logo