A fé morta

A fé é uma doutrina chave do cristianismo. O pecador é salvo pela fé – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef. 2:8-9), . Sem fé é impossível agradar a Deus. Tudo o que é feito sem fé é pecado. Em Hebreus 11 encontramos a galeria de fé, em que homens e mulheres creram em Deus, viveram e morreram pela fé. Fé é a confiança de que a palavra de Deus é verdadeira, não importam as circunstâncias.

Qual o tipo de fé que salva uma pessoa? Nem todas as pessoas que dizem crer em Jesus estão salvas.

Quais são as características de uma fé morta?

 

Em 1° lugar, é uma fé que não desemboca em uma vida santa. A fé morta está divorciada da prática da piedade. Há um hiato, um abismo entre o que a pessoa professa e o que a pessoa vive. Ela crê na verdade, mas não é transformada por essa verdade. A verdade chegou a sua mente, mas não desceu ao seu coração. É um erro pensar que apenas recitar ou defender um credo ortodoxo faz de uma pessoa um cristão. Assentimento intelectual, apenas, não é fé salvadora. A fé que não produz vida, que não gera transformação, é uma fé falsa.

 

Em 2° lugar, é uma fé meramente intelectual. A pessoa consente com certas verdades, mas não é transformada por elas. No verso 14, Tiago pergunta: ” Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” Quando Tiago usa a palavra semelhante, ele está falando de um certo tipo de fé, ou seja, a fé apenas verbal em oposição a fé verdadeira. Ainda no verso 14, ele pergunta: ” Que proveito há, meus irmãos, se alguém disser que tem fé e não tiver obras?”  A pessoas com uma fé morta, substituem obras por palavras. Elas conhecem as doutrinas, mas elas não praticam a doutrina. Elas tem discurso, mas não tem vida. A fé está apenas na mente, mas não nas pontas dos dedos.

 

Em 3° lugar, é uma fé que não produz frutos dignos de arrependimento. Essa fé é ineficiente, inoperante e não produz nenhum resultado. Ele tem sentimento, mas não ação.

Tiago dá dois exemplos para ilustrar a fé morta. Um crente vem para a igreja sem roupas próprias e sem comida. Uma pessoa com uma fé morta vê essa situação e não faz nada para resolver o problema do irmão necessitado. Tudo o que ele faz é falar algumas palavras de conforto.

Comida e roupa são necessidades básicas. Como filhos de Deus, devemos ajudar todos e, principalmente, ao que professam a mesma fé. Seremos julgados por este critério. Deixar de ajudar o necessitado é fechar o coração ao amor de Deus.

O sacerdote e o levita podiam pregar sobre sua fé, mas não demonstravam a sua fé – Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado (Lucas 10:31-32).

João Calvino diz: “Só a fé justifica, mas a fé que justifica jamais vem só”.

 

Em 4° lugar, é uma fé sem nenhum valor. Ele é inútil. A fé sem obras é inoperante. Se, de forma geral, a fé é inútil, ela também o é no caso da salvação.

 

Em 5° lugar, é uma fé incompleta. Tiago diz que a fé sem as obras está incompleta, visto que são as obras que consumam a fé. As obras são a evidência da fé. Somos salvos pela fé para as obras – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.  Efésios 2:8-10

 

Em último lugar, é uma fé morta. Tiago é claro em afirmar que a fé sem as obras está morta, e uma fé morta não salva ninguém. Essa fé intelectual, inútil, incompleta e morta não salva ninguém. Religião sem amor produz morte. Não podemos ser cristãos, e ao mesmo tempo, ignorar as necessidades dos outros. Devemos reconhecer que, se há alguém com fome e nós temos os meios para socorrê-lo, não somos cristãos de verdade se não ajudarmos essa pessoa. Não podemos ser indiferente as necessidades do próximo e ainda professar que somos cristãos.

Transformando provas em triunfo

Hernandes Dias Lopes


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *