logo

O que aprendemos com Tiago?

logo

Olá queridos,
Estou fazendo um estudo sobre o livro de Tiago. E honestamente estou impressionada com a riqueza de ensinamentos que podemos aplicar na nossa vida cristã. E como sempre, não consigo guardar pra mim as coisas maravilhosas que o Espírito Santo me proporciona, seja através de uma ministração, de uma leitura diária da bíblia ou de um livro. Convido você que tem sede e fome da vontade de Deus a acompanhar este estudo que faremos. Tenho certeza que o Espírito Santo irá impactar o seu coração e mudará para melhor a sua vida cristã.

Em primeiro lugar, gostaria de explicar para quem Tiago escreve a carta.
Quando entendemos o contexto da situação em que Tiago estava, conseguimos entender melhor os ensinamentos por ele dado.

Começar o estudo de um livro da bíblia é como fazer uma viagem. Você deve decidir antes para onde vai e o que espera ver.
A carta de Tiago é um livro prático. Esse livro é considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento. Tiago é mais pregador do que escritor. É como se ele nos agarrasse pelo colarinho, fitasse os nossos olhos e falasse conosco algo urgente.
Um dos grandes problemas que a igreja estava enfrentando era colocar em prática aquilo que eles professavam. A vida estava divorciada da teologia. Esse também é o problema da igreja de hoje. Daí a urgência de estudarmos Tiago,rs.

Tiago tinha alguns problemas a serem resolvidos;

1- O povo de Deus estava passando por duras provações
2- Eles estavam sendo tentados a pecar
3- Alguns cristãos estavam sendo humilhados pelos ricos, enquanto outros estavam sendo roubados pelos ricos
4- Alguns membros da igreja estavam buscando posições de liderança
5- Alguns cristãos estavam falhando em viver o que pregavam
6- Outros cristãos estavam vivendo de forma mundana
7- Outros não conseguiam dominar a língua
8- Outros estavam se afastando do Senhor
9- Havia cristãos que estavam vivendo em guerra uns com os outros

Será que conhecemos alguns destes problemas hoje? É mais fácil perguntar qual deles não existe hoje né rs??
O tema que eu escolhi para começar o estudo é FÉ. Escolhi este tema porque acredito que exista uma deficiência da parta de muita gente (inclusive eu) em entender qual é a fé que devemos ter e em quê ela deve ser colocada e qual pode ser os seus resultados.


Como saber se minha fé é verdadeira ou falsa (Tiago 2.1.26)

O capítulo 2 da Carta de Tiago, é um dos textos mais importantes da bíblia. Muitos estudiosos não conseguiram entendê-lo. Lutero pensou que Tiago estivesse contradizendo Paulo, pois sentiu que a carta de Tiago não tinha o peso do evengelho, uma vez que Paulo fiz que a Salvação é pela fé, e Tiago diz que se a fé não tiver obras é morta. Mas será que Tiago está contradizendo Paulo? Absolutamente não. Eles se completam. Paulo falou que a causa da salvação é justificação pela fé somente. Tiago diz que a evidência da  salvação são as obras da fé. Paulo olha para a causa da salvação e fala de fé. Tiago olha para as consequências  da salvação e fala de obras. Paulo deixa isso claro; ” Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.8-10)

Calvino diz que a salvação é só pela fé, mas a fé salvadora não vem só. Ela se evidencia pelas obras. A questão levantada por Paulo era: “Pela fé somente”. A pergunta de Tiago era: “Como essa fé verdadeira é reconhecida?” A resposta é “Pelas obras!” Assim, Tiago e Paulo não estão se contradizendo, mas se completando. Somos justificados diante de Deus pela fé, somos justificados diante dos homens pelas obras. Deus pode ver a nossa fé, mas os homens só podem ver as nossas obras.

Fonte: Tiago – transformando provas em triunfo

Hernandes Dias Lopes

2 comentários para “O que aprendemos com Tiago?”

  1. obreiro ANDERSON CLAYTON SILVA SENDAS disse:

    OLA,A PAZ DO SENHOR JESUS….AMEM…FE E OBRA SE COMPLETAM DA MESMA FORMA FE E GRAÇA;FE DE CRER PLENAMENTE EM DEUS COMO NOSSO GLORIOSO CRIADOR;E OBRA PARA PODERMOS DEMONSTRAR O TRABALHAR DO ESPIRITO SANTO EM NOS.FE DE CRER EM NOS AS MARAVILHAS DE CRISTO JESUS,O AMOR,A PAZ,O GOZO;E A GRAÇA DE DEUS QUE NOS FORTALECE DIA APOS DIA NA SUA PRESENÇA.E PARA QUE NOS SEJAMOS SALVOS PELA GRAÇA TEMOS QUE TER FE EM NOSSO MARAVILHOSO SENHOR JESUS CRISTO.(RABI)MESTRE.ELE E O CONVITE DE SALVAÇAO E A PORTA,SE VOCE RECEBER O CONVITE E ACEITAR PASSAR PELA PORTA VERA DEUS.JOAO 14;6 (EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA,NINGUEM VEM AO PAI SENAO POR MIM,GLORIA A DEUS,ALELUIAS…….

  2. Maria de lourdes Gomes Pinto disse:

    Texto muito bem explicado.
    Concordo plenamente que se a pessoa ,
    tem uma fe verdadeira, é inegavel que está fé, venha acompanhada de boas obras.
    Como alguem pode confessar jesus como seu salvador, se não se preocupa com seus irmãos . O que Thiago relata é que Deus conhece os pensamentos, porém o homen vê apenas o que está visível. Logo uma fé sem obra, para os homens está fé é morta.

    é morta.

Deixe um Comentário

logo
logo