Sábias companheiras de viagem III

A influência Divina através de uma Amiga

 

Quanto mais valorizamos o fato de termos amigos de Deus, mais receptivos seremos para suas influências em nossa vida. Um amigo sábio dá o exemplo de como andar na estrada da santidade: ” Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13). A presença diária de uma amiga significa que ela anda com você durante as diferentes fases de sua vida, independentemente da freqüência de seu contato, motivando-a a seguir ao Senhor em todas as circunstâncias. Pelo seu exemplo de pureza, bem como por sua preocupação com você, uma amiga sábia a torna sensível ao pecado e a encoraja a manter seu coração na direção de Deus. Uma amiga de Deus vai desafiá-la a alcançar o melhor e o mais elevado. Ao escrever essas palavras, penso em Oswald Chambers, que, ano após ano, exortou-me a dar o meu melhor pelo melhor dele. Precisamos dessas exortações e precisamos estar próximos daqueles que se preocupam com o engano do pecado.

Os amigos verdadeiramente sábios e que realmente nos amam nos encorajarão e nos incentivarão quanto a pureza. O autor de Provérbios mostra que eles até mesmo nos machucarão, pelo nosso bem: ” Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém o beijos de quem odeia são enganosos” (Pv 27:6)

 

Que tipo de ferida pode um amigo infligir? Pv 25:12 descreve assim: “Como pendentes e Jóia de ouro puro, assim é o sábio repreensor  para o ouvido atento”. Gosto do critério de Laurence Peter: ” Você pode sempre contar a um amigo verdadeiro quando “cometeu alguma gafe”, e ele não vai achar que você causou um dano permanente”.

Lembro-me de uma vez em que estava numa reunião social, juntamente com muitas pessoas conhecidas. A noite nossa filha mais velha juntou-se a nós. Depois que ela chegou  e conversamos por um minuto, ela me puxou para o lado e disse-me que eu tinha um pedaço de alface nos dentes. Quase morri! De certa forma, senti-me ferida por ninguém mais se preocupar em me dizer aquilo. O verdadeiro amigo corrige-nos para o nosso bem. Em outra ocasião, tive a oportunidade de fazer o mesmo para outra pessoa. Eu havia acabado de colocar as comprar no carro e já estava saindo no estacionamento quando percebi uma mulher entrando na loja com o zíper da calça aberto. Não consegui continuar. Estacionei de novo, saí do carro,  corri para a loja e encontrei a querida mulher e a avisei. Ela ficou tão agradecida que senti que poderíamos ter começado uma amizade, que duraria a vida toda, bem ali naquela lugar.

Estes são exemplos bem pequenos mais ajudarão você a retratar o princípio bíblico de que o amigo fiel a avisa quando percebe que algo não está bem em sua vida. Tenho uma amiga especial a quem procuro quando preciso de conselho e de alguém que veja ” o outro lado da moeda ” . Procuro-a, pois sei que ela sempre falará a verdade, mesmo que isso me machuque. Tenho grande consideração por ela por causa dessa qualidade.

Você tem sido influenciada pelo ” ferimento fiel” de uma amiga?

  

A palavra hebraica para ” amigo” usada pelo autor de Provérbios tem conexão com ” feridas ” e carrega o sentido de ” ter afeição por ” .  Isso é importante, pois cada ferida proveitosa que você receber deve vir daqueles amigos que tem afeição por você. Pv 12:18 oferece um valioso comentário: ” As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar”. Quando as palavras da companheira de viagem trazem correção, você sente no coração: É, ela está certa. Ainda bem que ela se preocupa comigo e me falou isso. É como uma jóia feita do ouro mais fino. Nem todas as correções tem de vir de amigos que estão perto de nós. Escritores como Amy Carmichael já me chamaram a atenção. Ouça estas reprovações, em seu livro;

 

Se um barulho súbito me faz falar uma palavra de desafeto, de impaciência, então, nada sei sobre o amor do Calvário.

Se me divirto com uma piada que machuca alguém; se, de alguma forma, desrespeito o outro numa conversa ou mesmo em pensamento, então nada sei sobre o amor do Calvário.

Se fico facilmente ofendido, se me contento em continuar frio em um relacionamento que pode transformar-se em amizade, então nada sei sobre o amor do Calvário.

 

Aguardem a quarta e última parte.

 

Deus nos abençoe, em nome de Jesus!!

 

Natália.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Sábias companheiras de viagem III”

  1. Avatar de Sheila Patricia
    Sheila Patricia

    Que lindo, Nati…
    Louvo a Deus por ter nos abençoado com essa relação, que vêm do coração de Deus!
    Obrigada por estar presente em minha vida, mesmo estando longe…
    Bj amiga, Deus a abençoe, sempre…:)

  2. Avatar de Sheila Patricia
    Sheila Patricia

    Que lindo, Nati…
    Louvo a Deus por ter nos abençoado com essa relação, que vêm do coração de Deus!
    Obrigada por estar presente em minha vida, mesmo estando longe…
    Bj amiga, Deus a abençoe, sempre…:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *