logo

Tipos inúteis de fé

logo

Existem dois meios pelos quais um homem pode perder sua alma. Quais são eles?

Ele pode perdê-la por viver e morrer sem nenhuma fé.

Ele pode viver e morrer como um animal,ímpio,sem a graça e incrédulo. Este é um caminho seguro para o inferno. Cuidado para não andar por ele.

Ele pode perder sua alma por aceitar “determinado” tipo de fé.

Ele pode viver e morrer contentando-se com um cristianismo falso e colocando sua esperanças em ensinamentos sem fundamento. Este é o caminho mais comum que existe para o inferno.

O que quero dizer com fé inútil?

Em primeiro lugar,uma fé é totalmente inútil quando Jesus Cristo não é o principal objeto e não ocupa o lugar principal.

Existem portanto,muitos homens e mulheres batizados que praticamente nada sabem sobre Cristo. A fé deles consiste em algumas noções vagas e expressões vazias. “Mas eles crêem,não são piores que outros; eles se mantêm na igreja,tentam fazer suas obrigações; não prejudicam a ninguém; esperam que Deus seja misericordioso para com eles! Eles confiam que o Senhor perdoará seus pecados e os levará para o céu quando morrerem”. Isto é quase a totalidade da sua fé.

Mas o que estas pessoas sabem de fato sobre Cristo? Nada! Nada mesmo! Que relação experiencial eles têm com Seus mandamentos, Seu sangue, Sua justiça, Sua mediação, Seu sacerdócio, Sua intercessão? Nenhuma! Nenhuma mesmo! Pergunte-lhes sobre a fé que salva; pergunte-lhes sobre graça, justificação, regeneração; pergunte-lhes sobre vida de santidade em Cristo Jesus. Que resposta você terá? Você é um ET para eles. Você lhes perguntou questões bíblicas simples, mas eles não sabem mais sobre elas do que um budista ou um mulçumano. E ainda podem dizer a você que você não passa de um religioso!!!!!

E mesmo assim, esta é a fé de centenas de milhares de pessoas por todo mundo que são chamadas de cristãs.

Se você é uma pessoa deste tipo,eu te digo claramente que este cristianismo nunca o levará para o céu. Ele pode fazer muito bem aos olhos dos homens; pode ser aprovado pelo pastor da sua igreja,ou até mesmo diante das pessoas,mas ele nunca o confortará; nunca satisfará sua consciência; nunca salvará sua alma.

E digo também que,que todas as noções e teorias sobre Deus ser misericordioso,sem Cristo,são ilusões sem fundamento e imaginações vãs. Tais teorias são puramente ídolos da invenção humana,tanto quanto os ídolos hindus. Elas são todas da terra,terrestres; nunca desceram do céu. O Deus do céu selou e nomeou Cristo como o único Salvador e caminho para a vida e todos que quiserem ser salvos devem satisfazer-se em serem salvos por Ele,do contrário,de forma alguma serão salvos.

Eu lhe dou um aviso importantíssimo e verdadeiro: Uma fé sem Cristo nunca salvará sua alma.

Mas eu ainda tenho outra coisa a dizer. Uma fé é inteiramente inútil quando se une qualquer coisa a Cristo com respeito à salvação da sua alma. Você não deve somente depender de Cristo para salvação,mas deve depender de Cristo somente e exclusivamente de Cristo.

Existem multidões de homens e mulheres batizados que professam honrar a Cristo,mas na realidade O desonram grandemente. Eles dão a Cristo um certo lugar na sua vida religiosa,mas não o lugar que Deus determinou biblicamente que Ele ocupasse. Cristo,exclusivamente,não é “tudo em todos” para essas pessoas. Não!

É Cristo e a igreja; ou Cristo e os costumes; ou Cristo e Seus Líderes religiosos; ou Cristo e a bondade deles; ou Cristo e suas orações; ou Cristo e a sinceridade e justiça própria deles,nas quais eles realmente descansam suas almas.

Se você é um cristão deste tipo,eu também o advirto claramente que sua fé é uma ofensa a Deus. Você está mudando o plano de salvação de Deus em um plano da sua própria invenção. De fato você está tirando Cristo do seu trono,dando a glória que Lhe é devida a outro.

Eu não me importo quem lhe ensina sua fé,cuja palavra você confia. Se ele é pastor,papa ou bispo,diácono ou presbítero,episcopal ou presbiteriano,batista,independente ou metodista; quem quer que acrescente alguma coisa a Cristo,está ensinando incorretamente. O que quer que seja que você acrescente a Cristo no que se refere à salvação,você ofende a Cristo.

Atente para o que você está fazendo. Cuidado para não dar aos servos de Cristo a honra devida a ninguém,além de Cristo. Cuidado para não descansar o fardo de sua alma em coisa alguma a não ser Cristo e Cristo exclusivamente. Cuidado para não ter uma fé que seja inútil e que não pode salvar.

É horrível não ter nenhuma fé. Ter uma alma imortal confiada ao seu cuidado e negligenciá-la,é terrível. Porém,não menos terrível,é estar contente com uma fé que não lhe pode fazer nenhum bem.

Não permita que esse seja seu caso.

Por J. C. Ryle

3 comentários para “Tipos inúteis de fé”

  1. Lauren disse:

    Muitos acham que viver na fé é um estado de espirito. Quando vc pergunta p/ algumas pessoas: Tudo bem ?? Elas respondem: Na fé!
    Gente, por favor, quando a bíblia diz que “o meu justo viverá pela fé” entendam que isso significa que é somente pela fé em Jesus que recebemos justificação por meio da Graça Dele.
    “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Romanos 1:17-18
    Vivemos pela fé porque de outra feita, seria impossível recebermos a dádiva da vida eterna sem crermos que Jesus é o Cristo e que nos fez justos através do seu sacrifício. A fé no que Jesus fez por nós nos trás vida. Por isso vivemos por essa fé!!! Isso é o evangelho … esse é o monte Everest da bíblia e a sua essência é muito mais profunda do que possamos imaginar.
    Estar na fé não é um estado de espirito, estar na fé é estar no evangelho de Cristo e crer na sua eficácia, no seu poder, na sua singularidade e na sua SUFICIÊNCIA!

    hehehe p/ um comentário eu acho q já falei demais!!
    Sugentão p/ o próximo texto: FÉ! uhauhauh
    Bjokas Ná … muitooooooooo boa essa postagem!

  2. Priscila Araújo disse:

    A Paz do Senhor!!!

    Amei ler este post, afinal é o que infelizmente vivemos hoje nas igrejas, e o povo mesmo assim, ainda andam dormindo… Olha a cada dia que passa eu tenho ainda mais certeza, que muitos se surpreenderão quanto ao julgamento de CRISTO, muitos acham que estar todos os dias na igreja, fazer parte de todos os trabalhos na igreja, estão com sua ida ao paraíso de CRISTO garantida… Existem pessoas, que vivem na igreja, pregam santidade, mas esquecem de famílias, comportamentos e atitudes cristãs!!!!

    Um forte abraço, fique com DEUS!!!

    Priscila Araújo

  3. flavya disse:

    Puxa Amiga que texto bacana…reflexão … incrível como estava meditando sobre isso por esses dias..grande bj

Deixe um Comentário

logo
logo